quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Qual o limite entre a cultura de um povo e os direitos humanos?


Por conta dessa novela da Índia, anda circulando por aí um email mostrando o que chama de "o outro lado" do país. Nada de galãs, mocinhas, festas e tecidos... O email mostra fotos principamente do Rio Ganges, um dos mais poluídos do mundo, com fotos inclusive de corpos de animais e humanos apodrecendo à deriva, crianças brincando, pessoas se lavando nessas mesmas águas, corpos sendo queimados às margens do rio...

Por aqui a gente acha um absurdo, lógico, e a saúde dessas pessoas? e o que vai ser dessas crianças? E esses mortos, não mereciam destino mais digno?

Pois é, é aí que moram as diferenças. O rio Ganges é sagrado para os indianos. Existe até uma deusa que o representa, a deusa Ganga, cuja ilustração enfeita essa postagem. De acordo com a lenda, a deusa Ganga foi produzida do suor dos pés de Vishnu Ji (o número um entre os deuses, o que protege). Esse suor foi recolhido por Brahma Ji (o criador do Universo) em seu Kamandal (um recipiente de água) e, depois jogado na terra. Para evitar o desastre que o impacto desse jorro poderia causar, Shiv Ji (o destruidor do mal) o recebeu em seus cabelos trançados e em seguida soltou-o sobre a terra. Os hindus acreditam que o rio Ganges tem o poder de absolver os pecados dos que nele se banham, abrindo-lhes as portas do céu. Com a água do Ganges na palma das mãos, nenhum hindu mente.

Ter o corpo jogado no Ganges é uma honra, como se fosse uma garantia da tão sonhada vida eterna.

O que para nós parece um absurdo, pra eles é sagrado. Nós vemos sempre o mundo pelos nossos olhos, com os nossos conceitos ( e pré-conceitos), sempre pela visão de nossa cultura.

E a questão da saúde, como fica? Talvez eles sejam felizes assim...talvez seja melhor uma vida curta, mas plena, do que uma vida longa sem grandes lições, sem confiança, sem a fé que eu vejo nos olhos de cada um desse povo. Eles são muito conservadores, extremamente ligados às tradições, isso ninguém duvida.

Mas, será que no nosso mundo modernoso também não há lugar para falta de saúde? Será que realmente estamos sempre certos, saudáveis e felizes?

Se eu tivesse que definir o povo hindu com apenas uma palavra, essa palavra seria fé.


Fé nos milhares de deuses que eles utilizam para representar o que não sabem explicar, fé no dia a dia. Há quem chame de conformismo, e talvez seja mesmo, mas também pode ser que eles simplesmente saibam viver, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, mas acima de tudo...na fé!

Se está certo ou errado? Não sei...quem sou eu pra dizer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma coisa que vc queira me dizer?