segunda-feira, 16 de março de 2009




A evolução (ou revolução) dos valores na sociedade está nos deixando loucas... primeiro as mulheres ficavam em casa, eram completamente servis e viviam exclusivamente para a família. Depois foram trabalhar fora, os maridos que se virem, os filhos que sobrevivam!




Mas agora, apesar da sensação de liberdade, do gostinho bom de ganhar o próprio dinheiro, bate aquela saudade de ficar em casa e trabalhar só pra família. Sim, porque a mulher trabalha fora, mas trabalha dentro também, porque o marido, "coitado", tá cansado esparramado no sofá.





Porque fomos criadas pra corresponder à expectativas e não esperar nada de ninguém, sermos boazinhas e agradar a todo mundo...exatamente como muitas de nós infelizmente fazem hoje com suas filhas. Porque as meninas ficam quietinhas e obedecem todo mundo, enquanto os meninos fazem o que querem. Porque mamãe ficava em casa enquanto papai ia se divertir, jogar futebol ou beber com os amigos. Porque tudo o que dá errado é culpa da mamãe, se o papai errou, é porque mamãe não ensinou direito...





Acho que a culpa não é totalmente nossa,sabe? É uma questão de educação, fomos educadas pra obedecer e atender expectativas, não pra exigir.Mas o problema é mais complexo do que parece.Li uma frase uma vez que achei tudo!





"Somos vítimas de vítimas".





Estou sentindo isso na pele! No momento em que eu estou percebendo as ciladas da educação, é o mesmo momento em que estou educando meu filho, ou seja, mesmo sem querer acabo repetindo comportamentos que eu mesma condeno.





Eu precisava de uma reforma mental antes de ser mãe...



Sei que nossas mães sempre (?) procuram fazer o que acham ser o melhor pra nós, mas acontece que o que elas pensam ser o melhor, pode não ser realmente, aí pronto, viramos vítimas.



Nossa, muita loucura isso...como eu queria o manual de instruções!!hahaha



Ser boazinha demais...esse é o seu problema? Muitas mulheres se sentem na obrigação de ser boazinhas pra não desagradar ninguém.Elas são prestativas, amáveis e nunca se queixam. Esperam pacientemente na fila, até q alguém as atenda. Nunca se recusam a fazer um trabalho, mesmo que faltem 2 minutos pra acabar o expediente. E ainda convidam a colega pra um café, embora não vejam a hora de descansar um pouco. Se observarmos bem, toda essa amabilidade revela uma atitude quase exclusivamente feminina: a autonegação!





Mas de certo modo acredito que vivemos em um mundo muito preconceituoso e de fato estamos 'sozinhas' nessa.As mulheres, independente de estarem conseguindo seu 'discutível' espaço continuam ligadas a outros afazeres pré estipulados...Ou seja, não importa o que façamos, seremos sempre fadadas a carregar o mundo nas costas!



Eu nem sei mais porque comecei escrever isso e agora também já não sei mais como acabar. Enfim, the end!

Um comentário:

  1. Encantador àqueles que são aproximados pela linguagem universal da sensibilidade e da arte de pensar...Sabrina

    ResponderExcluir

Tem alguma coisa que vc queira me dizer?