quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Por que não acredito em Deus

Acho que toda essa história é uma tentativa de fuga.
Fugir da realidade, da certeza de que não temos certeza de nada.
.
Ninguém sabe quem ou o que nos criou. Vc estava lá pra ver? Pois é, eu tb não. Acho perda de tempo discutir de onde viemos e pra onde vamos depois de mortos.
.
Alguém lembra de algo antes de ter nascido? Não nos lembramos nem dos tempos das fraldas! E depois da morte...quem foi que voltou pra nos dizer como é?
.
Tudo suposições, historinhas criadas pelo homem pra nos tirar da angústia da possibilidade do nada, da inércia. Aí surgem várias hipóteses, as pessoas vão escolhendo as que melhor lhe convém (ou já nascem predispostas, de acordo com a família...as vezes nem são convidadas a questionar), e assim nascem as religiões.
.
Claro que é muito melhor colocar a culpa em alguém. É mais fácil dizer "Deus quis assim" do que assumir a responsabilidade de seus atos.
.
Não acreditar em Deus significa acreditar em si próprio. Poder fazer todas as perguntas, a si mesmo, sem a certeza da resposta, e isso nem mata ninguém, porque afinal certeza é uma coisa que nunca vamos ter. Não importa o quão acalorada seja essa discussão, ninguém nunca estará certo simplesmente porque não sabemos.
.
É confortável acreditar que Deus existe e por um bom tempo tb aceitei a comodidade dessa crença, mas prefiro assumir a idéia que me parece mais sensata.
.
Não ter Deus na minha vida é poder confiar nas minhas decisões pelo simples fato de serem minhas. Viver sem recorrer a Deus significa ser dona dos meus atos. É poder aproveitar a vida que tenho hoje, sobre a qual posso agir, sem qualquer outra certeza.
.
Sem culpa, sem cobrança, sem ninguém pra me castigar, recebendo apenas as consequencias dos meus atos, sejam boas ou ruins, sem me sentir julgada por um suposto alguém superior. É uma sensação de liberdade incrivelmente real!
.
Respeito as crenças de cada um, essa é apenas a minha opinião, não tenho o objetivo de convencer ninguém a nada, meu propósito é apenas registrar a minha crença (ou falta de...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma coisa que vc queira me dizer?